Pular para o conteúdo principal

Educação Entretenimento existe??


No giro rápido na grande Ágora virtual,da ciber  rede, a Internet observamos o surgimento da palavra EDUTAINMENT, é uma palavra de origem estrangeira ao nosso idioma, e significa a junção de educação e entretenimento. Hum?! Isto, mesmo!! 

A perspectiva da Educação como entretenimento contribui para a ampliação de repensar outras ciências sociais aplicadas como a própria Educação, a Museologia,e o Turismo.  Diante da polissemia de conceitos sobre Educação Entretenimento, ou, Edutainment, o que nos interessa aqui é : - Como nos apropriar desse conceito, Edutainment para adaptá-lo a abordagem crítica de conteúdo? Na perspectiva de compreender a genealogia do conceito.

 Algumas dúvidas emergiram: 1. Educação Entretenimento iniciou com a massificação do rádio e da televisão no século XX?; 2. E no século XXI o meio massivo de informação tornou-se a internet, diante dessa nova tecnologias os desafios são outros? Ou, há algum ponto em comum?


            Apresentarei os links pesquisados, porém o que mais se destacou foram as experiências de Edutainement usadas como tecnologia social para enfrentamento de vulnerabilidades  e a sua respectiva transformação.

 O conceito de tecnologia social defendo o apresentado pelo economista Paul Singer (http://www.genesis.puc-rio.br/media/biblioteca/Tecnologia_Social_e_economia_s.pdf).  Retornando  as experiências chilenas e peruanas em que a Educação Entretenimento usadas para combater questões complexas em jovens pertencentes a regiões periféricas. Ver:https://www.academia.edu/37380383/Edu_entretenimiento_una_estrategia_para_fortalecer_la_c%C3%A1tedra_de_la_Paz_pdf ; http://www.injuve.es/sites/default/files/2017/46/publicaciones/revista106_1-ficcion-televisiva-y-edu-entretenimiento.pdf

 Outro relevante destaque é a leitura desse blog no link ( https://www.marketingguerrilla.es/que-es-el-edutainment/) que nos apresenta os três tipos de Edutainement: 1. Educação para crianças; 2. Gamificação; 3. Híbrido formação como experiência única. Para o autor Carlos Bravo a Educação Entretenimento é a educação do futuro. Diante desse pressuposto desde que haja uma experiência crítica e significativa para o ser humano.

Links pesquisados:

 https://porvir.org/edutainment-uniao-entre-educacao-entretenimento/

https://www.atribunarj.com.br/projeto-que-historia-contar-oferece-entretenimento-educativo/

http://www.memoriasdofuturo.com.br/noticiaaberta/edutainment-a-uniao-entre-educacao-e-entretenimento

http://www.injuve.es/sites/default/files/2017/46/publicaciones/revista106_1-ficcion-televisiva-y-edu-entretenimiento.pdf

https://www.academia.edu/37380383/Edu_entretenimiento_una_estrategia_para_fortalecer_la_c%C3%A1tedra_de_la_Paz_pdf

https://www.telesurtv.net/news/coronavirus-educacion-distancia-radio-television-20200625-0057.html

Comentários

As postagens mais vistas! #laboratoriosensinohumanas.com

Utilização da Linha do Tempo nos Estudos Introdutorios de Historia

A diferença salarial entre professoras e professores + desvalorizaçao docente no Brasil da covid-19

Sociologia + História: Lei de Proteção aos Dados e Cibersegurança

FILOSOFIA sofista nos afeta em 2020?

Génocide au Brésil à travers de fausses nouvelles, de faux remèdes préventifs et examen national high school, ENEM

FILOsofia e SOCIOlogia para quem?

Oficina Trocando Cartas no Museu da Vida