EDUCAR na MEMÓRIA para construir o FUTURO
No processo continuo de pesquisa de conteúdos para as salas de aula on line do Ensino Remoto da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro,SEEDUC do RJ em parceria com o Museu Escolar Virtual do ciep 241. Encontramos a partir dos critérios de buscas por experiências dos museus escolares na América Latina.
A experiência da Argentina em Museus Pedagógicos no inicio do século XIX e XX. Em seguida, o catalogo da exposição virtual no site do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia em 2007, do governo argentino da exposição "Educar en la memoria para construir el futuro".
Fonte: Disponível em http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL005677.pdfA leitura do material educativo para ser baixado é em espanhol, porém a sua metodologia é didática. E podemos pensar como adapta-la ao atual contexto da pandemia da covid19.
Em nome dos nossos mortos da covid19 como transformar esse luto de quase 200 mil familias brasileiras em luta? A experiência da Argentina na época da Ditadura Militar, apesar de ser em outro contexto nos oferece uma dica valiosa!
Vamos lá?
A importância de educar na memória é importante para repensar as nossas estratégias de futuro! Experienciar os nossos lutos é um processo de homenagear os nossos mortos. E reiventar essas lembranças é transformar os números dos mortos em memórias de resistência. A dor da partida vivenciada pelas familias, e por todos nós que tivemos algum familiar, ou amigo ceifado pela pandemia, devemos nos lembrar: o silêncio é uma estratégia para repensar a metodologia da LUTA!
- Gerar link
- Outros aplicativos
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários