Pular para o conteúdo principal

Carta01 as Educadoras do século XXI


 
Carta 01 as Educadoras do século XXI.

 As professoras no Brasil de 2020.
As professoras do Brasil de 2010.
As professoras do Brasil de 2000.

Nós somos trabalhadoras da Educação + pesquisadoras.
Nós somos trabalhadoras e pesquisadoras? 
O que a Constituição 1988 assegura as trabalhadoras? O que a Lei de Diretrizes Bases 9394/96 aborda sobre a nossa profissão de docentes?Quem nós somos em 2020/ 2021 pandemico sem vacina no Brasil?

Diante de tanto retrocesso no Brasil  de 2020 é incrivel pensarmos que daqui nasceram figuras maravilhosas como Maria Carolina de Jesus, Paulo Freire, Abdias do Nascimento, Ivone Lara, Manoel de Barros...  A vergonha nacional sufocada tantos anos diante dos séculos de escravidão e de politicas que favoreciam aos senhores da casa grande e senzala - aos latifundiarios no campo e na política- agora jorra no cotidiano do brasileiro e nos jornais internacionais comprometidos com a democracia, independente da posição politica. Evocamos como um mantra tibetano a nossa Carta Magna  de 1988, aprovada com participação popular no período de redemocratização após o periodo de ditadura e censura militar. No artigo 205 e 206 ela nos assegura que a educação deve ser garantida pelo principios de IGUALDADE, "I -  igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;" - Não foi o observado + praticado na pandemia da covid-19!
[...]
A outra evocação é LDB e o artigo 13 assegurando a função do docente em lei soberana e orgânica a todos os estados federados da nação brasileira....Mas será que isso foi de fato praticado? O professor no Brasil teve condições de exercer a docência com qualidade e dignidade?Ou houve um atropelo em todos os sentidos?
[...]
....
Conforme Mariategui (1925) "para que os educadores possam reorganizar o ensino sobre novas bases é necessário que saibam antes ser um sindicato, funcionar como um sindicato.É necessário que saibam entender a solidariedade histórica de sua corporação com outras corporações que trabalham para reorganizar, sobre novas bases também, toda ordem social". A pergunta que não se cala é porque esse trecho é tão atual em 2020? -  escrito quase 100 anos  atrás e compõe o texto intitulado, "Os professores e as novas correntes" publicado pelo homem polivalente e provocador peruano Carlos Martiategui no periodico Mundial em Lima do inicio do século xx.


[... texto em construção]

As Editorx@s.


Comentários

As postagens mais vistas! #laboratoriosensinohumanas.com

Utilização da Linha do Tempo nos Estudos Introdutorios de Historia

Sociologia + História: Lei de Proteção aos Dados e Cibersegurança

DIREITO A MEMÓRIA DAS NARRATIVAS REAIS E ESQUECIDAS

#2020Distópica: Retrospectiva do passado + Sonhos possíveis de #2021

Génocide au Brésil à travers de fausses nouvelles, de faux remèdes préventifs et examen national high school, ENEM

Oficina Trocando Cartas no Museu da Vida

Formação + Atualização do DOCENTE: Cursos de Extensão Cederj 2021.1

FILOSOFIA sofista nos afeta em 2020?