Pular para o conteúdo principal

A Arteterapia no Museu. Uma Vivência possivel?

Parte 1
Ao considerar a Arteterapia como uma forma de se trabalhar com a expressão das emoções e memórias mais profundas do individuo, atuando diretamente nas situações de conflito e ao compreender o arteterapeuta como o profissional capaz de facilitar e mediar o relacionamento de grupos e levando o próprio sujeito a questionar-se. É possivel considerar este processo como transfomador tanto para o individuo envolvido em terapia quanto para o meio no qual este vive. Sendo assim é também responsabilidade da Arteterapia transcender as "paredes do consultório" e atingir as pessoas de uma forma mais ampla. Levando os individuos a perceber que a singularidade deve ser respeitada e que é no momento de relacionar-se com o outro e com o meio que nos tornamos mais ricos e mais humanos.
A partir destas reflexões, consideramos a relevância do uso da Arteterapia no cenário da educação não formal, o Museu, pois este é um local de vivências e experimentações comungadas, palco propicio para tensões e interações, fruto do maravilhamento onde as diferentes personalidades são estimuladas a interagir.
A educação não formal é mais difusa, menos hierarquica e burocratica . E ainda multicultural, onde podemos promover espaços para o resgate de valores culturais e identitários ameaçados e garantindo a pluralidade cultural. Ressaltamos que este valores são reiventados,influenciados pelo presente, pela modernidade, pelas culturas que nos cercam, resgatando uma identidade que se torna hibrida conforme Glissant(2005) uma identidade Rizomatica.

Comentários

As postagens mais vistas! #laboratoriosensinohumanas.com

Utilização da Linha do Tempo nos Estudos Introdutorios de Historia

A diferença salarial entre professoras e professores + desvalorizaçao docente no Brasil da covid-19

Sociologia + História: Lei de Proteção aos Dados e Cibersegurança

FILOSOFIA sofista nos afeta em 2020?

Génocide au Brésil à travers de fausses nouvelles, de faux remèdes préventifs et examen national high school, ENEM

FILOsofia e SOCIOlogia para quem?

Oficina Trocando Cartas no Museu da Vida

Educação Entretenimento existe??