Pular para o conteúdo principal

Paulo Freire no dominio publico da CAPES

Para uma melhor compreensão da proposta do blogger a sugestão de visitar o site http://www.dominiopublico.gov.br http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=Paulo&co_autor=&no_autor=&co_categoria=102&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=6&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=null&ordem=null, e assisitir os videos sobre Paulo Freire.
O primeiro filme aborda o metodo Paulo Freiriano de ensino no inicio. E o segundo filme uma especie de biografia do querido educador, com depoimentos de familiares e também de alunos que aprenderam com o metodo de ensino.

Um depoimento marcante no segundo video é quando uma trabalhadora relata: "- Lixo é o que você faz em casa. Eu reciclo lixo". Esta afirmação demonstra como o metodo freiriano resgata a auto estima do aluno, propiciando uma outra leitura de mundo.

Um outro relato é de um pescador que aprendeu a ler através do metodo: "-A pessoa que não sabe ler é cega". Ou seja quantas possibilidades se abre ao individuo a partir do a letramento.
Ainda no segundo filme aborda o ensino de música, a alfabetização musical através do metodo freiriano. Conforme o professor de musica, os instrumentos são transportes da nossa música inata.
O documentário finaliza com a Eco Pedagogia com o depoimento do educador Moacir Gadotti, declarando que: " - A Terra como ser viva e em evolução, está sendo oprimida pelos processosde degradação ambiental".
Por: Profª Marcela

Comentários

As postagens mais vistas! #laboratoriosensinohumanas.com

Utilização da Linha do Tempo nos Estudos Introdutorios de Historia

A diferença salarial entre professoras e professores + desvalorizaçao docente no Brasil da covid-19

Sociologia + História: Lei de Proteção aos Dados e Cibersegurança

FILOSOFIA sofista nos afeta em 2020?

Génocide au Brésil à travers de fausses nouvelles, de faux remèdes préventifs et examen national high school, ENEM

FILOsofia e SOCIOlogia para quem?

Oficina Trocando Cartas no Museu da Vida

Educação Entretenimento existe??