Escrevinhadores de Javé: registrar para resistir
O documentário brasileiro produzido em 2003 pela
Eliane Caffé é simplesmente SENSACIONAL.
O filme Narradores de Javé aborda questões multidisciplinares sobre o direito a memória local da resistência popular. A partir das lembranças coletadas dos moradores de Javé a história sobre a origem da cidade são contadas a partir de várias abordagens.
💬A questão é a necessidade de acesso a internet para assitir o filme - principalmente aos alunos das redes públicas de ensino. Como resolver essa questão universitários de T.I nas escolas públicas do Brasil na pandemia?
💭Narradores de Javé é aquele filme que você a cada vez que assiste percebe algo diferente!
A sugestão também é trabalhar fragmentos do filmes nas disciplinas de História e Sociologia.
👀 Palavras chaves do filme:
🚩 uma coisa é o fato acontecido, outra coisa é o fato escrito.
🚩fazer uma juntada das histórias contadas pelos moradores de Javé
🚩 historia grande de valor é o que não falta em Javé
🚩Só tem validade se o trabalho for cientifico...
Segue dicas de links:
Narradores de Javé - Sujeitos da história
Javé é uma localidade fictícia, no sertão nordestino, que está prestes a ser inundada pela construção de uma hidrelétrica.
Para alterar a direção dos acontecimentos, seus poucos moradores resolvem escrever a história da cidade, com o objetivo de transformá-la em patrimônio histórico e preservá-la. Com a necessidade premente de escrever um documento "científico", Biá vê a possibilidade de se retratar diante da cidade e inicia suas entrevistas com alguns moradores antigos, tentando reescrever a história de Vale de Javé. No entanto, as histórias (são 5 versões diferentes) sobre os personagens se contradizem, e o "escrevinhador" se vê diante da difícil tarefa de reunir, a partir das versões escutadas, uma única história, que tem a quase impossível tarefa de lhes salvar do irremediável "progresso". Ao longo de todo o filme, a diretora aborda a questão da fala e de uma disputa entre a história oficial e aqueles excluídos dessa história, estabelecendo uma relação entre a oralidade e a escrita.Depois da inundação do vilarejo, os habitantes de Javé procuram reescrever suas histórias e criam um novo "mito da criação", mas agora, buscam registrar essas história no papel.
(Narradores de Javé), Drama, Brasil, 2003, 100 min., COR. Direção: Eliane Caffé.
👉https://www.youtube.com/watch?v=7Va6n10Zl5k&feature=youtu.be - 15 min. filme sobre Introdução do filme - sobre a necessidade de registrar a História de Javé;
Comentários