Pular para o conteúdo principal

As guerreiras do Reino do Daomé









As guerreiras do Reino do Daomé <atual Benin>

Daomé (em inglês "Dahomey"), localizado onde é hoje o Benim, foi um dos reinos africanos mais poderosos, onde 15 reis se sucederam, mas há poucos vestígios de mulheres nos manuscritos reais. No entanto, as mulheres distinguiram-se em várias ocasiões e uma mulher chegou mesmo a governar o reino.

<SPOLIER>


A atriz Viola Davis interpreta Nanisca, em "Woman King" <mulher rei> general que cria um exército cem por cento feminino e que irá desempenhar um papel fundamental na defesa do reino de Daomé, hoje território de Benim.


De acordo com o historiador Bienvenu Akoha, a primeira amazona foi Tassi Hangbé, filha do rei Houegbadja, fundador do reino do Daomé, e irmã gémea do rei Akaba. Em 1708, após a morte deste último, vítima de doença, Tassi Hangbe assumiu o comando militar sem o conhecimento do exército. Só depois de regressar das suas campanhas militares é que foi proclamada publicamente Rainha do Daomé.
Embora tenha reinado apenas durante três anos, Tassi Hangbé teve tempo suficiente para chamar a atenção para as mulheres. Decidiu que também elas deveriam caçar ou dedicar-se à criação de animais, atividades anteriormente reservadas aos homens. Tassi Hangbe também desenvolveu a agricultura e facilitou o fornecimento gratuito de água potável a todos os seus súbditos.

Em 1882, o Rei Behanzin, que queria proteger os seus direitos comerciais, entrou em guerra contra a França. Confrontadas com um exército francês bem mais preparado em termos de armamento, as Amazonas tiveram de se curvar, sofrendo enormes perdas.
n.wikipedia.org/wiki/Dahomey_Amazons#/media/File:Dahomey_amazon1.jpg



Referências:

Amazonas de Daomé: o exército de mulheres mais temido da história. 2021. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2021/11/amazonas-de-daome-o-exercito-de-mulheres-mais-temido-da-historia/>. Acesso em: 11/02/2022 às 16h12.  
COLETTI, Caio. The Woman King | Viola Davis vira guerreira em primeiras fotos do épico; veja. 2022. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/the-woman-king-fotos>.  Acesso em: 07/02/2022 às 15h25.
COSTA, Daniel. “Amazonas de Daomé” eram o único exército de mulheres. As suas descendente querem imortaliza-las. 2021. Disponível: <https://zap.aeiou.pt/amazonas-daome-descendentes-427701>. Acesso em 11/02/2022 ás 12h25.
FRANÇA, Allan. A impressionante história das Amazonas do Daomé. 2018. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/109759-a-impressionante-historia-das-amazonas-do-daome.htm>. Acesso em 11/02/2022 às 15h17.
HISTORY CHANNEL BRASIL. Amazonas do Daomé: O Exército de mulheres que inspirou as guerreiras de pantera negra. 2021. Disponível em:<https://history.uol.com.br/historia-geral/amazonas-do-daome-o-exercito-de-mulheres-que-inspirou-guerreiras-de-pantera-negra>. Acesso em 11/02/2022 às 16h58.
NOLLA, Thiago. ‘The Woman King’: Épico estrelado por Viola Davis ganha data de estreia! 2021. Disponível: <https://cinepop.com.br/the-woman-king-epico-estrelado-por-viola-davis-ganha-data-de-estreia-319352/>. Acesso em 07/02/2022 às 08h28
PINTO, Tania Regina. Amazonas, um exército de mulheres em defesa própria. s/a. Disponível em: <https://primeirosnegros.com/amazonas-um-exercito-de-mulheres-em-defesa-propria/>. Acesso em: 11/02/2022 às 16h21.
 Dicas: 

Comentários

As postagens mais vistas! #laboratoriosensinohumanas.com

Utilização da Linha do Tempo nos Estudos Introdutorios de Historia

A diferença salarial entre professoras e professores + desvalorizaçao docente no Brasil da covid-19

Sociologia + História: Lei de Proteção aos Dados e Cibersegurança

FILOSOFIA sofista nos afeta em 2020?

Génocide au Brésil à travers de fausses nouvelles, de faux remèdes préventifs et examen national high school, ENEM

FILOsofia e SOCIOlogia para quem?

Oficina Trocando Cartas no Museu da Vida

Educação Entretenimento existe??