Pular para o conteúdo principal

metodologias ativas

Quando o foco é metodologias ativas e Aprendizagem Baseada em Projetos, é necessário reter a atenção dos alunos trazendo a vida real para dentro de uma sala de aula. Neste momento do cenário da covid-19, com o crescimento e fortalecimento do ensino híbrido e do ead, vale ressaltar que essas atividades podem acontecer dentro da sala de aula e fora desta, somando outras atividades como por exemplo: apresentação de seminários, apresentação como estudo de caso. https://www.youtube.com/watch?v=FYgpi41UrQo&feature=youtu.be

A vida real traz cenários que apresentam para o aluno a importância da prática, ao mesmo tempo em que, mediante uma boa dedicação já consegue utilizar o aprendizado, praticamente no dia seguinte nos mais diversos ambientes onde o aluno atua, validando ter tido foco e atenção em uma aula, apresentação, palestra, workshop. São formas ativas de chamar atenção e gerar uma condição de troca de experiências e aprendizados, provocando a interatividade.

Aprendizagem baseada em projetos desenvolve e instiga o participante à investigação e pesquisa. Para trabalhar com projetos, é intrínseca a necessidade de uma solução ativa das questões interligadas.

Culturalmente o brasileiro não é preparado para trabalhar com planejamento; é uma questão cultural e que é repassada de pai para filho. No momento em que o aluno, em qualquer idade, começa a trabalhar com planejamento, estabelecimento de prioridades, este já começa a ter um desenvolvimento diferenciado e um pensar diferente sobre a vida. É natural que este pensamento seja transferido para a vida pessoal profissional e que comece a realizar planejamentos. É o teste que passa a ter um sabor de organização e cria um diferencial na vida pessoal ou profissional. https://edupulses.io/como-funciona-a-aprendizagem-baseada-em-projetos/


Com relação ao papel do professor, este enfrenta uma demanda muito maior com relação a criatividade e envolvimento com os alunos. Selecionar casos da vida real que se conecta em com conteúdo que é ministrado, vira uma obra de arte. Estimular os alunos e criar um ambiente propício para este fim requer muita empatia por parte do professor, que viram grande orientador e parceiro de todos os alunos.

Por meio da proposta das metodologias ativas é muito importante pensar no papel do professor sendo alternado para um orientador; vai requerer várias habilidades e competências que até então poderiam não estar tão bem desenvolvidas, como as soft skills por exemplo: criatividade, empatia, trabalho em equipe, capacidade de observação dentre outras.

É neste momento que o professor precisa buscar atualizações das mais diversas para utilizá-las dentro do ambiente de aprendizagem e na relação com os alunos, tornando a relação ensino-aprendizagem, extremamente cativante.

Ao resolver alguma questão ligada a um projeto o aluno desenvolve também a independência, autonomia e ao mesmo tempo se torna engajado. Uma das dúvidas que cutuca o pensamento do aluno é: qual decisão que caminho devo percorrer?  Quais alternativas podem ser utilizadas: Google, livros, e-books, jornais, revistas, entrevistas, Lives, palestras online. São tantas opções que o aluno desenvolve a tomada de decisão, e quanto mais ricas as alternativas, maior serão as escolhas.

Aprendizagem baseada em projeto é uma atividade mão na massa; prática. O professor pode desenvolver algumas etapas:

  1. Pergunta norteadora: O professor pode criar uma pergunta norteadora a fim de direcionar o desenvolvimento das ações e não entrega a solução, jamais; estimula a procura da solução.
  2. Processo de investigação: É o momento de se aplicar o conhecimento por meio de perguntas que irão gerar respostas e novas perguntas; neste momento o aluno pode aprofundar uma pesquisa.
  3. Solução: Conseguir a solução para pergunta norteadora. Uma solução requer uma apresentação. 
  4. Apresentação: É o momento em que os alunos adquirem a potência de voz por meio das apresentações. Uma apresentação simples que estimule a criatividade dos alunos, início, meio e fim.

Para encontrar uma solução o aluno irá passar por um processo: Repetição, análise comparativa para chegar e definir a melhor solução. Agora vamos apresentar um cérebro no meio de todo este processo.

No dia a dia do ser humano são gerados vários estímulos oriundos do ambiente externo e que são captados pelo nosso cérebro por meio dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

No dia a dia, o ser humano faz várias atividades que geram estímulo, sair, conversar, trabalhar, ir e vir, reuniões online, ler, assistir lives; absolutamente tudo gera um estímulo e este vira um impulso elétrico que irá caminhar pelos neurônios no cérebro. 

Para que este estímulo acesse o cérebro, a porta de entrada é especificamente a memória de trabalho que se localiza acima da sobrancelha no chamado córtex pré-frontal. Para que este processo ocorra é preciso despertar atenção. Foco e atenção irão fazer com que esse estímulo vire um impulso elétrico e se conecte aos neurônios. Após esse movimento, os neurônios irão buscar informações correlatas na memória de longo prazo e para somar conexões junto aos novos conteúdos, provocando a sinapse, fortalecendo-as. A sinapse é a conexão entre neurônios e que, mediante estímulos, realiza uma troca bioquímica gerando o fortalecimento das conexões ou realizando novas conexões.

O grande momento acontece quando o ser humano começa a raciocinar, pois funciona como uma provocação para a troca de informações no cérebro, conteúdos novos e antigos (arquivados na memória de longo prazo) se conectam trocando informações. A partir deste momento o processo de repetição é importante para o fortalecimento das conexões neurais; é o reforço positivo necessário até que estas novas informações sejam transferidas para memória de longo prazo. Este processo é constante e acontece o tempo todo.

É por meio da repetição que o cérebro entende que determinado assunto é importante. É como se o cérebro entendesse: " este assunto está aparecendo bastante, deve ser importante, vamos transferir para memória de longo prazo e deixar como informação conhecida, arquivada".

Existem aspectos importantes: conseguir chamar a atenção do aluno é fundamental para despertar novas conexões, gerar os processos de repetição para que seja realizada a transferência para a memória de longo prazo e que justifique uma maior retenção de conhecimento, ou conteúdo, por parte do aluno.

A neurociência vem para ajudar a compreender como o cérebro atua na relação de aprendizagem, de uma forma moderna e que auxilie o professor em sua transformação como orientador. A partir do momento que este Professor conhece como funciona o cérebro, fica mais fácil estruturar as aulas, trabalhar com metodologia ativa para aumentar o engajamento e a retenção de conhecimento; que é o saber e a condição de conseguir comparar um conteúdo com outro.

Todos esses estímulos são importantes e a partir do momento que o conteúdo migra para a memória de longo prazo, também desenvolvemos o ser humano nas mais diversas formas: melhoria da estrutura de pensamento, análise crítica, tomada de decisão e muitas outras habilidades e competência

 

Comentários

As postagens mais vistas! #laboratoriosensinohumanas.com

Utilização da Linha do Tempo nos Estudos Introdutorios de Historia

A diferença salarial entre professoras e professores + desvalorizaçao docente no Brasil da covid-19

Sociologia + História: Lei de Proteção aos Dados e Cibersegurança

FILOSOFIA sofista nos afeta em 2020?

Génocide au Brésil à travers de fausses nouvelles, de faux remèdes préventifs et examen national high school, ENEM

FILOsofia e SOCIOlogia para quem?

Oficina Trocando Cartas no Museu da Vida

Educação Entretenimento existe??